quinta-feira, 21 de julho de 2011
Secretário diz que governo quer ampliar acesso ao crédito
O secretário de Estado de Assuntos Estratégicos, Edson Casagrande, participou na terça-feira (19) de encontro de empresários e representantes do poder público no auditório da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam). Ele falou sobre a parceria de órgãos estatais, como o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Agência de Fomento do Paraná, no desenvolvimento do Estado. “Queremos atuar em parceria com os empresários para tornar os programas de crédito acessíveis aos que mais precisam”, disse.
Segundo o secretário, em contrapartida é necessário bom senso para que a aplicação dos recursos liberados seja feita de maneira racional pelos beneficiados, de modo a atender às demandas dos seus próprios negócios. Casagrande destacou também que a gestão do governador Beto Richa tem a diretriz de levar condições iguais de avanço econômico a todas as regiões, democratizando assim o desenvolvimento.
O diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos do BRDE, Nivaldo Assis Pagliari, afirmou que o objetivo do banco é viabilizar o acesso dos empresários paranaenses ao crédito a longo prazo e com juros baixos. “Trabalhamos pelo desenvolvimento do Estado e o fomento das atividades econômicas. Temos linhas específicas para empresas de diversos setores, bem como para os ramos comerciais e agrícolas”, apontou Pagliari.
Thiago Tosatto, gerente de Planejamento da agência paranaense do BRDE, apresentou aos representantes do setor empresarial um resumo institucional do banco, que no dia 15 de junho de 2011 completou 50 anos, e detalhou todas as linhas de crédito disponíveis para atender todos aqueles que alimentam o sonho de empreender no Estado.
Ele revelou que nos próximos meses, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) poderá disponibilizar financiamentos especiais para regiões atingidas por desastres naturais, caso de Campo Mourão e outros 12 municípios paranaenses castigados por temporais de granizo no ano passado. “Esse projeto está em análise para aprovação no BNDES. O setor empresarial deve ficar atento para a oficialização da nova linha de crédito para formular projetos passíveis de receber os recursos”, disse Tosatto, ao lembrar que o BRDE é o repassador dos créditos disponibilizados pelo BNDES na região sul.
Para o presidente da Acicam, Nelson Botega, o grande atrativo desta possível nova linha de crédito são os juros. “O valor de 5,5% ao ano é próximo do oferecido aos produtores rurais. Esperamos que essa iniciativa seja aprovada para alavancar o desenvolvimento do município”, afirmou.
Organizador do evento, que atraiu empresários para ouvir a palestra dos membros do BRDE, o presidente do Instituto das Águas do Paraná, Márcio Nunes, ressaltou a importância de se aliar desenvolvimento e preservação do meio ambiente. “O crescimento deve se dar de modo sustentável. O fortalecimento da economia é essencial para que a região de Campo Mourão tenha cada vez mais destaque no Estado. Contudo, o setor empresarial deve estar atento para o uso consciente dos recursos naturais”, afirmou Nunes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário